quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Não, nada de artes manuais!

Hoje é mais artes da natureza (à falta das outras...).
De acordo com o que encontrei na net num blog muito interessante sobre aves (ver aqui), este "menino" que aqui se vê embaixo, é um Corvo Marinho de Faces Brancas e foi encontrado pela minha filha num dos ancoradouros da Ria, junto ao Forum de Aveiro (foi ela que tirou esta foto).


(foto tirada ontem ao final da tarde)

Estava ferida numa asa, o que não a impediu de se lançar para a água e atravessar para a outra margem, sempre que se apercebia que a queriam apanhar! Uma aventura, esta a da tentativa de resgate!

E encontrar alguém que a viesse buscar? outra aventura!

Telefonei para a SEPNA, telefonei para a Protecção Civil, telefonei para o Canil e telefonei para a Rádio (Aveiro FM, da qual sou fiel ouvinte) que logo divulgaram o assunto.

Acabaram por ser os agentes da SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente Contactos: Email - sepna@gnr.pt), com a ajuda de um funcionário da SUMA (de barco e com rede), que acabaram por a apanhar, mas já hoje de manhã!

E a série de telefonemas que tive que fazer para ALGUÉM resolver o problema? pois é! ou não têm os meios técnicos ou os meios humanos para a captura... A protecção Civil deslocou-se ao local com muito boa vontade, mas não conseguiram, pois o menino/a atirou-se à àgua ("não posso voar, mas sei nadar e mergulhar muito bem, ok?").

Hoje logo de manhã (umas 8h20) e conforme prometi, em tom brincadeira/ameaça, ao agente que ontem foi ter connosco lá estava eu! e os senhores agentes também! fomos todos muito cumpridores! :-)
Mas lá se teve que telefonar à Suma que com toda a boa vontade também foi ajudar! sim, e ajudou mesmo!

Estas fotos já foram tiradas hoje:
- Eu vou-te apanhar!!
- Não vais não!!! Já estou na outra margem!! eheheh

- A água tá fresquinha, tá! deixa ver se há sol para secar as penas...

- Se estes me deixassem sossegado é q era!
Adicionar imagem
E não o deixámos sossegado!

Acabei de ligar para o SEPNA de Aveiro e disseram-me que a Ave foi resgatada e entregue à Reserva de São Jacinto para a sua recuperação! Segundo o Sr. Agente que me atendeu, parece que é nesta reserva que existe o único túnel para recuperação de aves. Bom não é?

Daqui a uns tempos vou telefonar para lá para saber notícias... temos que nos manter atentos, não é? ;-)

Até breve!!!

4 comentários:

maria Claudete disse...

Mas que facanha! E que sorte a do bicho pois encontrou quem se preocupasse com ele. Para a proxima chama a TV vais a rapidez com q tratam o assunto e ainda ficas na fotografia AHAHAH!

Sunny disse...

Nem me lembrei desta!!
Realmente é verdade, basta a TV aparecer que tudo se resolve em 3 tempos!!!

carla disse...

Eu estou desde a passada 6ª feira a tentar ajudar uma ave, que julgo ser uma gaivota com uma asa partida (há já pelo menos uma semana), já liguei para SEPNA - SOS Ambiente, Quercus...sem conseguir obter ajuda, da SEPNA, dizem que não fazem resgate, só o transporte da ave para os centros de recuperação, os centros de recuperação dizem, que tem de ser a SEPNA a fazer resgate e entrega da ave, conclusão, desde segunda feira, que procuro a ave (que entretanto desapareceu...) para tentar eu o resgate, isto num dos braços da Ria...já tentei aproximação, mas claro que ela foge...e em direcção à Ria.
Mas melhor a pessoa que me atendeu o telefone, por parte da SOS Ambiente - SEPNa, ainda me pergunta: "então não a consegue capturar, porquê, ela não está com a asa partida, não pode voar..."isto depois de me dizer que ELES, não têm meios nem recursos para o fazer, posso eu faze-lo!...

Pode dar-me o nº da SEPNA Aveiro, caso volte a ver a AVE, vou fazer mais uma tentativa e ligo directamente para os mesmos.

Obrigada e ainda bem que conseguiram ajuda para essa ave!...nem todas têm a mesma sorte! Deve ter sido a pressºao da rádio...

Sunny disse...

Bom dia! Desconfio que a gaivota que fala foi resgatada no mesmo dia, pois um dos agentes contou-me que nesse dia já tinham ido buscar uma gaivota com problemas numa asa.
E realmente a SEPNA apenas faz o resgate, tanto que depois a enviou para S. Jacinto (centro de recuperação).
Os serviços existem, mas muitas vezes não lhes dão as condições para trabalhar. como viu este foi um esforço conjunto de entidades... a verdade é q me fartei de telefonar para todo o lado...